sexta-feira, 26 de junho de 2015

Acidente com ônibus mata uma pessoa e deixa outras 12 feridas no Ceará

Uma pessoa morreu e pelo menos outras 12 ficaram feridas em acidente com um ônibus na madrugada desta sexta-feira (26), na CE 362. O coletivo que transportava passageiros de Parnaíba (PI) para Fortaleza (CE) capotou por volta das 2 horas da manhã, na localidade conhecida como Sítio Tangente, próximo a cidade de Massapê. Uma mulher teve o braço decepado.

O fisioterapeuta Márcio Glaydson Pereira, que estava no veículo, relatou que várias pessoas foram arremessadas para fora do ônibus. As vítimas foram socorridas para o hospital Santa Casa, em Sobral.

O sargento do corpo de bombeiros, Jorge Luiz, que trabalhou no resgate às vítimas, chamou a atenção para o estado de conservação da rodovia. “O estado de conservação da pista não é bom, inclusive o trecho está passando por reformas”, disse o militar, que acrescentando ainda, que havia chovida antes do acidente. Entretanto, moradores da região contaram à polícia que o motorista teria entrado em uma curva em alta velocidade.

Por meio de nota a empresa Guanabara, proprietária do ônibus, afirmou que o veículo passou por manutenção recentemente e que aguarda o resultado do laudo pericial que deve apontar as causas do acidente. O documento deve ficar pronto em 30 dias.

terça-feira, 23 de junho de 2015

"Todo mundo tem o direito de criticar", diz Dilma sobre declaração de Lula

A presidente Dila Rousseff comentou hoje (23) as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez críticas ontem (22) ao PT “Todo mundo tem direito de criticar, mais ainda o presidente Lula, que é muito criticado por vocês” disse a presidente aos jornalistas, após anunciar a nomeação da empresária Luiza Trajano para o Conselho Público Olímpico Brasileiro, substituindo o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, em evento no Rio de Janeiro.

Em seminário promovido nesta segunda-feira pelo Instituto Lula, o ex-presidente disse que o PT precisa de nova utopia. Ao lembrar que o partido foi criado com o sonho de dar voz aos trabalhadores, Lula questionou a situação atual. "Queremos salvar a nossa pele, nossos cargos, ou queremos salvar o nosso projeto?".

“Hoje, a gente só pensa em cargo, em emprego, a gente só pensa em ser eleito”, afirmou o ex-presidente, durante a conferência Novos Desafios da Democracia. Para ele, o PT precisa urgentemente voltar a falar com a juventude para que os jovens coordenem o partido, já que muitos dos atuais membros estão “cansados”. “Acho que precisamos criar um novo projeto de organização partidária no nosso país”, defendeu.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Em breve o humorista Filipe Pontes virá a Sobral com um super espetáculo


MST volta a ocupar fazenda do senador Eunício Oliveira

Trabalhadores sem-terra voltaram a ocupar, na madrugada de hoje (21), uma fazenda do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Localizada entre as cidades de Corumbá de Goiás e Alexânia, cidades próximas de Brasília, a propriedade de cerca de 20 mil hectares pertence ao grupo Agropecuária Santa Mônica, do senador, e já tinha sido ocupada em agosto de 2014. O 2º Pelotão da Polícia Militar (PM) de Goiás confirmou que foi acionada e que equipes foram enviadas ao local.

Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a ação é uma resposta ao descumprimento, por parte do governo federal, de acordos firmados durante o cumprimento da ordem judicial de reintegração de posse, em março deste ano.
Um dos compromissos acertados foi, segundo MST, o assentamento de cerca de 1,1 mil famílias em até 60 dias após os sem-terra deixarem a fazenda. Outro é a produção de um estudo sobre a legalidade da propriedade pelo senador Eunício Oliveira. O movimento sustenta que a fazenda foi declarada improdutiva e que há “grande volume de informações na região sobre a grilagem da área”.
Em nota, o MST promete manter a ocupação até que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) destine a fazenda para fins de reforma agrária.
Ainda durante a primeira ocupação, a assessoria do senador garantiu que a propriedade era produtiva e opera há mais de 25 anos “em uma região livre de conflitos agrários”. Assegurou também que a Fazenda Santa Mônica cumpre todas as normas da legislação tributária, trabalhista e ambiental.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 16 de junho de 2015

SDA seleciona profissionais para assistência técnica

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza seleção de 218 profissionais de níveis médio e superior para prestar assistência técnica aos agricultores familiares nos municípios do Ceará. Os selecionados vão atuar nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e promover a transferência de conhecimentos tecnológicos aos beneficiários do projeto de ampliação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Estado do Ceará.

Serão oferecidas Bolsas de Transferência Tecnológica (BTT) que variam de R$ 1.000,00 (nível médio) até R$ 2.700,00 (nível superior). O prazo de vigência das bolsas é de 05 (cinco) meses, podendo ser prorrogado até o limite máximo de 36 (trinta e seis) meses.

As vagas disponíveis são para profissionais de nível médio, nível médio com formação em Técnico Agropecuário, bem como profissionais de nível superior com formação em Engenharia de Pesca, Pedagogia, Tecnologia em Irrigação, Biologia, Agronomia, Geografia, Sociologia, Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Arquitetura, Comunicação Social e Tecnologia de Alimentos.

As inscrições começaram nessa segunda-feira (15) e prosseguem até o dia 26 de junho, e podem ser feitas pelo link http://sistemas2.sda.ce.gov.br/scriptcase/app/sea_sisel/ctr_pre_cadastro/ctr_pre_cadastro.php.

O  edital está disponível para acesso no Diário Oficial do Estado do Ceará do dia 15 de junho de 2015, folhas 12 a 19.

A prova será realizada no dia 05 de julho e os locais de prova serão divulgados no próximo dia 01 de julho no site da SDA.

Mais informações pelos números (85) 3101.8029 ou 3101.8023, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail: selecao@sda.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago - jornalista
(85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147
aecio.santiago@sda.ce.gov.br

segunda-feira, 15 de junho de 2015

MEC divulga nesta segunda resultado do Sisu do meio do ano

O Ministério da Educação vai divulgar, nesta segunda-feira (15), o resultado da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015. No total, há 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior, e pelo menos 1.095.050 candidatos se inscreveram para o processo seletivo. As inscrições terminaram na quarta (10) e o resultado será aberto para consulta pelo site oficial do Sisu.

Segundo balanço parcial divulgado pelo MEC, até a manhã do último dia de inscrições, medicina era o curso mais procurado no Sisu. Na sequência estão direito, administração, engenharia civil e pedagogia.

O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.

Calendário

O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

Fonte: g1.com


domingo, 14 de junho de 2015

Vacinação contra gripe será para todos

O Ceará recebeu mais de 2 milhões de doses de vacina contra a gripe, mas o índice de cobertura vacinal no estado ficou em 71%, abaixo, por tanto, da meta do governo que era de 80% para o público prioritário.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas têm prazo de validade que varia de 6 a 12 meses, por isso a Secretaria de Saúde do Ceará anunciou que a partir de agora as vacinas estarão disponíveis para qualquer pessoa que quira se vacinar contra a doença.


A vacina contra a gripe protege tanto contra o H1N1 como contra o H3N2, além de também oferecer proteção contra influenza B.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Igreja Católica divulga nota contra uso de imagens religiosas

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quinta-feira (11) uma nota em que se posiciona contra o uso de símbolos religiosos durante a Parada do Orgulho LGBT, realizada no último domingo (7).

O portal de notícias Ig informa que na nota, que leva a assinatura de dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, a CNBB afirma que o Parada Gay mostrou "manifestações de desrespeito à consciência religiosa de nosso povo e ao símbolo maior da fé cristã”.

Segundo a publicação, o estopim para os protestos religiosos – não apenas de católicos mas também de evangélicos – foi a aparição da transexual Viviany Beleboni. A jovem usava apenas uma coroa de espinhos e pano na altura dos quadris, e apareceu como se estivesse ensanguentada e presa a uma cruz sob uma placa com os dizeres "Basta homofobia GLBT".

Além de Viviane, outros manifestantes usaram símbolos religiosos durante a Parada, como crucifixos e faixas com dizeres considerados ofensivos pelos religiosos.

No texto, que elenca oito postos, os bispos citam o Código Penal para afirmar que é crime o desrespeito a símbolos, orações, pessoas e liturgias das religiões e apelam aos "responsáveis pelo Poder Público, guardiães da Constituição e responsáveis pela ordem social e pelo estado democrático de direito, que defendam o direito agredido”.

Os religiosos criticam, ainda, o fato de o evento ter sido autorizado e patrocinado pelo poder público.

Fonte: msn.com

Senado aprova projeto que transforma assassinato de policiais em crime hediondo

O plenário do Senado aprovou nessa quinta-feira (11) o projeto de lei que torna crime hediondo o assassinato de policiais civis, militares, rodoviários e federais, além de integrantes das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança Pública e do sistema prisional, seja no exercício da função ou em decorrência do cargo ocupado. O  projeto foi encaminhado à sanção da presidenta da República.

O texto também estabelece o agravamento da pena quando o crime for cometido contra parentes até terceiro grau desses agentes públicos de segurança e for motivado pelo parentesco deles. Esses tipos de homicídio especificamente serão considerados qualificados, o que aumentará a pena do autor do crime.

A pena vai variar de 12 a 30 anos de prisão, maior que a pena para homicídio comum, que é de 6 a 20 anos. Também foi aumentada em dois terços a pena para casos de lesão corporal contra esses agentes ou familiares.

O projeto, que já passou, em março, pela Câmara dos Deputados, só depende agora da sanção da presidenta Dilma Rousseff para entrar em vigor. 

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Meningite faz quarta vítima no Ceará em 2015

Subiu para quatro o número de vítimas de meningite no Ceará em 2015. Nesta quinta-feira (11) foi divulgado o laudo que confirmou a morte do morador de Juazeiro do Norte Lucas Góes Silva morreu aos 76 anos em consequência de meningite. Segundo vizinhos, ele reclamava de dor na nuca e febre alta, quadro que se agravou em 5 de maio.

O Ceará registra 13 casos de meningite em 2015, de acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), com quatro vítimas, entre elas o deputado estadual Welington Ladim. Em 2014, foram registrados 11 casos no mesmo período, e 15 no ano inteiro. Três morte em consequência da doença foram registradas em 2014, de acordo com a Sesa.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, bem como por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais preocupantes, do ponto de vista da saúde pública, devido a capacidade de ocasionar surtos e  pela gravidade dos casos.

Fonte: g1.com/ce

Jornalista sofre tentativa de assalto, em Sobral

Através da rede social facebook o repórter Wágner Tellys do Sistema Jangadeiro de Comunicação faz um alerta. Bandidos estariam apedrejando o parabrisa dos veículos que trafegam na Avenida John Sanford, na entrada do bairro Terrenos Novos.

O provável objetivo é forçar os motoristas a pararem os veículos para que os bandidos possam praticar assaltos. Wágner Teles teria sido vítima na manhã de hoje. O jornalista compartilhou as fotos dos estragos provocados pelas pedras no parabrisa e no capô do seu carro. Ele conta que só não foi assaltado porque não parrou o veículo.

O mesmo crime foi intensamente praticado há bem pouco tempo na Avenida Fernandes Távora, que liga o grande Sinhá Saboia ao Centro da cidade. Fica o registro para que as autoridades investiguem esse caso.

Em tempo

Geralmente, a Polícia Militar orienta as pessoas a registrarem Boletins de Ocorrência, pois segundo o comando da PM, isso ajuda a orientar as ações policiais. Mas como a maioria das pessoas não costuma registrar o B.O., seja por falta de tempo, por não acreditar na eficácia da ação ou pela falta de estrutura das nossas delegacias, façamos a nossa parte compartilhando esta notícia com todos os nossos amigos. Assim, quem sabe conseguiremos sensibilizar as autoridades. 

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Hoje é o último dia para pagar taxa de inscrição no Enem

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até hoje (10) para pagar a taxa de R$ 63. A inscrição só será confirmada após o pagamento, que pode ser feito nas agências do banco do Brasil ou nas agências dos Correios. Pela internet, o pagamento vai até às 23h59 (horário de Brasília). As provas estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro.

"Quanto mais cedo a pessoa pagar, melhor é, porque evita qualquer tipo de problema", orienta o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. "Imagine por exemplo que a pessoa esteja querendo pagar e perde a conexão de linha ou falta a luz e não consegue pagar. Ela não terá chance. Isso não é justificativa."

De acordo com Ministério da Educação (MEC), cerca de 8,5 milhões de pessoas se inscreveram nesta edição do Enem – 3,4 milhões devem pagar a taxa. O número equivale a 40,2% dos inscritos.

Quem não imprimiu a Guia de Recolhimento da União (GRU) no fim do processo de inscrição ainda pode fazer o procedimento. Para isso, basta acessar a página do Enem e informar o CPF e a senha.

Quem declarou carência deve verificar na página do participante se o pedido de isenção da taxa foi autorizado. Caso isso não ocorra, deve fazer o pagamento também até hoje.


Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Sobral cancela show de aniversário da cidade, informa vereador

A pressão da opinião pública e o trabalho da oposição na câmara de vereadores parece ter mudado os planos do prefeito Veveu Arruda para o show de aniversário dos 242 anos de Sobral, que será comemorado em 05 de julho.

Na noite desta terça-feira (09), o vereador Gilmar Bastos (Pros) postou na rede social facebook que a prefeitura havia cancelado o show com o cantor baiano Bell Marques, ex-Chiclete com Banana, que havia sido contratado pelo município pelo valor de 298 mil reais.

No início da semana, o vereador Gegê Romão (PRB) já havia acionado o Ministério Público Estadual para conhecer os detalhes do contrato entre a prefeitura de Sobral e a empresa Núcleo Produções Artísticas LTDA – EPP, responsável pela produção do evento.

O valor da festa é considerado alto pela oposição que considerou o gasto desnecessário diante do cenário de crise hídrica enfrentado pelo município, que obrigou a prefeitura a decretar “estado de emergência” por causa do quarto ano seguido de estiagem.

O Sobral Noticias tentou contato com a secretaria de cultura do município para confirmar o cancelamento do show, mas fomos informados que a secretária Eliane Leite estava em reunião.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Renda máxima exigida para o Fies será reduzida

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou nesta terça-feira (9) que o MEC vai reduzir o teto de renda familiar máxima permitida em novos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O teto da renda familiar atual é de 20 salários mínimos. Mas, segundo o ministro, 92% dos contratos de financiamento foram assinados com estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos. Janine Ribeiro afirmou que é "muito exagero" uma família com R$ 14 mil de renda financiar curso superior com juros subsidiados pelo Tesouro. Apesar disso, ele reconheceu que uma família com esse perfil "não é uma família rica, muito longe disso".

Ele citou como exemplo um pai e uma mãe com vários filhos, e um deles matriculado em um curso medicina. Nesse caso, segundo ele, a renda pode ficar muito comprometida com o pagamento da mensalidade.

Entretanto, apesar desses casos pontuais, Janine Ribeiro explicou que a remodelagem do programa será feita para privilegiar estudantes com renda familiar mais baixa, residentes fora dos grandes centros e que estejam em carreiras específicas com alta demanda de mão-de-obra qualificada, como engenharia, medicina e pedagogia.

Prioridade para médicos, engenheiros e professores

O ministro confirmou nesta manhã, durante audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, que os novos contratos vão priorizar a formação de professores, engenheiros e profissionais de saúde.

"Decidimos priorizar as três grandes prioridades anunciadas pela presidente Dilma: a formação de professores para educação básica, necessitamos investir pesadamente na educação básica, é uma das grandes prioridades do MEC; o país precisa aumentar a produtividade, então prioridade também nas engenharias e aos cursos de perfil análogo; e por último, o país precisa melhorar a saúde, portanto prioridade aos cursos de saúde", explicou o titular da Educação no Senado.

Fonte: g1.com.br 

Ceará tem 486.678 inscritos no Enem

Em todo o Estado, 486.678 pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio de 2015. O Ceará é o quinto em número inscrições, ficando atrás de São Paulo (1.390.297 pessoas), Minas Gerais (939.049 pessoas), Rio de Janeiro (613.176 pessoas) e Bahia (626.941 pessoas). No Brasil, um total de 8.478.096 pessoas foram inscritas no exame. O número representa cerca de 10% a menos de candidatos do ano passado. Desse total, 953.494 pessoas buscam a certificação do ensino médio em todo o País.

Todas essas pessoas têm até às 23h59min desta quarta, 10, para fazer o pagamento da inscrição, de R$ 63 pela internet.

Esse pagamento também pode ser feito nas agências do Banco do Brasil ou dos Correios até esta quarta, 10. Pela internet, o pagamento vai até às 21h59min (horário de Brasília).

Fonte: opovo online

Número de inscritos no Enem cai 10,6% em 2015

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 8.478.096 inscrições, 10,67% a menos que no ano passado, quando o número de inscritos chegou a 9,5 milhões. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), é a primeira queda em relação ao ano anterior desde 2011. De acordo com o ministro Renato Janine Ribeiro, a pasta investiga a causa dessa diminuição.

As inscrições terminaram sexta-feira (5). As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O número final de inscritos ainda será confirmado. A confirmação se dá apenas com opagamento da taxa de R$ 63. No ano passado, dos cerca de 9,5 milhões, pouco mais de 8,7 milhões confirmaram a inscrição.

Uma das hipóteses levantadas pelo ministro é que caiu o número daqueles que não têm certeza de que farão o exame. Isso porque a pasta estebeleceu que os isentos que não fizerem o exame este ano e não justificarem, não terão isenção no ano que vem. O número de candidatos que solicitaram isenção por carência representa 43,9% dos inscritos – 3,7 milhões – uma redução em relação aos 52,5% do ano passado, cerca de 5 milhões. Além dos candidatos que declaram carência são isentos os concluintes do ensino médio da rede pública.

Em contrapartida, o número de pagantes aumentou: passou de 3,1 milhões em 2014 (32,4%), para 3,4 milhões (40,2%) neste ano. "Isso mostra que não houve exclusão devido ao preço da taxa. As pessoas que deixaram de se inscrever terá sido por outra razão que não essa", disse Janine. Este ano, a taxa de inscrição foi reajustada pela primeira vez desde 2004. Passou de R$ 35 para R$ 63, para repor as perdas com a inflação.

Em breve o humorista Filipe Pontes virá a Sobral com um super espetáculo


Deputado Wellington Landim morre em Fortaleza

O deputado estadual José Wellington Landim (Pros) morreu na manhã desta terça-feira, 9, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Mateus, em Fortaleza. A causa da morte seria complicações de uma meningite bacteriana. Ele tinha 59 anos.

A doença

A meningite bacteriana é a forma mais grave da doença, que ataca as chamadas meninges, membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central do cérebro. Ela é transmitida por vias respiratórias ou pode estar associada a quadros infecciosos de ouvido.

Luto
Em virtude do falecimento, a Assembleia Legislativa suspendeu a sessão desta quarta. Na Câmara Municipal de Fortaleza, os trabalhos também foram suspensos. Os vereadores entretantanto, fizeram questão de lamentar e relembrar a trajetória do deputado.
Trajetória
José Welington Landim era médico especializado em ultrassonografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua histórica na política começou a ganhar destaque após virar prefeito do município de Brejo Santo, na região do Cariri, de 1989 a 1992.

Dois anos depois, foi eleito pela primeira vez para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará. Reeleito em 1998, foi aclamado presidente do Legislativo por dois biênios.

Em 2002, Landim, antes aliado de Tasso Jereissati, rompeu com o padrinho político. Com o racha, ele partiu para a disputa do Governo do Estado do Ceará, obtendo pouco mais de 240 mil votos (7,36%). O resultado lhe rendeu o quarto lugar na briga pelo executivo, deixando-o de fora do segundo turno, pleiteado por Lúcio Alcântara (então PSDB) e José Airton (PT).

Quatro anos depois, Welington Landim voltaria ao legislativo estadual. Foi reeleito em 2010 e em outro de 2014, chegando ao quinto mandato como deputado. Desde o início da carreira política, Landim foi filiado aos partidos PTR, PSDB, PSB e ao Pros de Cid Gomes.
Fonte: o povo online

Tarifa de água bruta sofre reajuste no Ceará

O reajuste será de 18,5% e passará a valer a partir deste mês, de acordo com decreto publicado pelo governador Camilo Santana no Diário Oficial do Estado. A tarifa é administrada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh).

O insumo trata-se da água bruta armazenada nos reservatórios do Ceará que é comercializado para indústria, psicultura, carcinicultura e irrigação, além do abastecimento público.

Segundo explicação do presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, o percentual de 18,5% de reajuste foi baseado na inflação medida nos últimos três anos.  Ainda segundo Farias, o valor arrecadado com a tarifa é utilizado na manutenção e gestão da água das 12 bacias hidrogréficas.

Em tempo


Esse reajuste deve encarecer produtos industrializados e alimentos que têm a água como insumo para a produção. Isso sem falar que o aumento na captação da água bruta deve, certamente, ser repassado para o consumidor na conta de água. Por isso devemos preparar o bolso para digerir mais esta notícia amarga em tempos de crise.

Crise econômica e seca ameaçam venda de flores no Ceará

Em 2015, o “Dia dos Namorados” deve ser menos romântico, acreditam os produtores de flores no Ceará. Além da seca que castiga o estado há quatro anos, a crise economica porque passa o país contribui para aumentar a crise no setor.

Para reduzir o efeito da estiagem, produtores da região da Ibiapaba têm investido na perfuração de poços profundos e captação de água das chuvas, mas o mercado não tem respondido aos esforços praticados no campo.

Para os representantes do setor, a crise econômica está tirando o poder de compra da população, por isso há expecativa de queda nas vendas em comparação com a data no ano passado.

Greve na Unilab: servidores realizam ato nesta terça-feira (9)

Em greve desde o dia 1º de junho, os servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) realizam ato no pátio do Campus da Liberdade, nesta terça-feira (9), a partir das 9 horas. 50% dos 250 servidores aderiram à greve até o momento.

O movimento faz parte de uma mobilização nacional envolvendo mais de 50 universidades. Um dos principais motivos para a greve é o fato de que governo não sinaliza nenhuma melhoria para o funcionalismo público federal para 2016, mesmo considerando a defasagem salarial acumulada. 

A pauta específica da Unilab traz reivindicações relativas ao transporte dos servidores e à alimentação servida no Restaurante Universitário, entre outros pontos. A universidade está localizada a 60 km de Fortaleza e os trabalhadores atualmente enfrentam o trajeto em carro particulares, fretam vans ou dependem das linhas de ônibus interurbanas, que não dispõem da frota necessária para atender à demanda. Além disso, nem todos recebem o auxílio transporte, sobre o qual a universidade tem uma política restritiva.

Já a pauta nacional é composta, entre outros pontos, por:

- 27,3% de reajuste no piso da tabela considerando as perdas de janeiro de 2011 a julho de 2016.

- Pelo aprimoramento da Carreira com correção das distorções, levando em consideração a racionalização dos cargos, piso de três salários mínimos e step de 5%; reposicionamento dos aposentados e pensionistas, e concurso público via RJU para todos os níveis de classificação.
- Turnos contínuos com redução da jornada de trabalho para 30 horas, sem ponto eletrônico e sem redução de salário.

Sobre a Unilab
Criada em 2010, a Unilab é uma instituição de ensino superior pública federal. Recebe estudantes brasileiros e estrangeiros de países de língua portuguesa – da África, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, e da Ásia, Timor-Leste. Atualmente, oferta oito cursos de Graduação e cinco de Especialização, atendendo mais de 4 mil estudantes.

Serviço

O quê? Ato de greve dos servidores da Unilab.
Quando? Terça-feira, 9/6.

Onde? No Campus da Liberdade: Avenida da Abolição, 3, Centro, Redenção.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Receita libera consulta ao primeiro lote de restituições do IR 2015

A Receita Federal libera hoje (8), às 9h, a consulta ao primeiro lote de restituições referentes à declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015). Contribuintes idosos, com doença grave ou deficiência física, que não tenham cometido erros ou omissões na hora de enviar os dados, têm prioridade.

As informações estarão disponíveis no endereço www.receita.fazenda.gov.br ou por meio do Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que permite a consulta às declarações do IRPF para os sistemas Android e iOS .

Ao todo, 1.495.850 contribuintes terão direito à restituição no primeiro lote, com correção de 1,9%, totalizando mais de R$ 2,3 bilhões. Foram incluídas também restituições dos exercícios de 2008 a 2014 de 10.078 contribuintes, que foram retiradas da malha fina, elevando para R$ 2,4 bilhões o valor total de liberações.

Os recursos estarão no banco no dia 15 de junho e a restituição ficará disponível durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC , no serviço Extrato do Processamento da DIRPF na página da Receita Federal na internet.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Fonte: Agência Brasil

Receita Federal inicia HOJE a Operação Telhado de Vidro em Sobral

O Delegado da Receita Federal do Brasil em Sobral, Francisco Cristiano Cabó Lima, vai lançar, nesta segunda-feira (8), às 10 horas, a Operação Telhado de Vidro — que empregará o helicóptero da Receita Federal no sobrevoo de Sobral e região a fim de obter imagens de imóveis de alto padrão e confrontá-las com o cadastro da Receita Federal.  

Na ocasião, a Receita Federal informará quanto se pretende arrecadar com a regularização desses imóveis; os procedimento a ser adotados pela internet por proprietários ou responsáveis por regularizar a obra de construção civil; as penalidades a que estão sujeitos, em caso de abertura de ação fiscal sobre obra sem recolhimento previdenciário; além de eventuais fiscalizações de pessoas físicas, se detentoras de imóveis sem declaração de rendimentos compatível.

A coletiva à imprensa com o Delegado da Receita Federal do Brasil em Sobral acontece no Aeroporto Virgílio Távora.

Funceme prevê seca em 2016 e faz alerta por economia de água

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê mais longos dias de seca para 2016. O cenário pode até virar, admitiu o presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins, em entrevista concedida ao jornal O Povo, mas é o que apontam neste momento as águas do Pacífico, aquecidas pelo fenômeno El Niño. A se confirmar, será o quinto ano consecutivo de estiagem, metade desta década.
Segundo ele, até a intensidade do fluxo solar, uma informação ainda sendo descoberta pela Funceme, que aponta níveis de radiação do sol, tem indicado que o ano que vem será preocupante, principalmente para as reservas hídricas cearenses. “Vamos ter que ter a preocupação sobre o uso mais eficiente da água”, alerta Eduardo Sávio.

O Ceará conta hoje com menos de 20% da capacidade de armazenamento de água. Uma das estratégias do governo do Estado para driblar o problema tem sido a perfuração de poços nas cidades mais afetadas pela seca, porém “os poços não estão dando vazão significativa para a demanda”, lamentou o presidente da Funceme.

Em um trecho da entrevista, Martins alerta para a necessidade de se adotar medidas para o uso eficiente da água. “Vamos ter que economizar água, aquelas cenas que a gente não gosta de ver, de gente lavando calçada. Temos que começar a combater esse tipo de comportamento, por isso o governo vai lançar uma campanha, o governador já anunciou isso. De maior preocupação com o uso da água já agora”, disse.  

Com informações do "O Povo online"

Ceará não cumpre meta e vacinação contra a gripe será prorrogada até dia 12

O Ministério da Saúde informou que apenas cinco estados atingiram a meta durante a campanha de vacinação contra a gripe: Amapá, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Amazonas . Com apenas 62% de cobertura, o Ceará está entre os estados com piores índices de cobertura, ao lado do Acre (52%), Piauí (57%) e Mato Grosso (62%).

A orientação do Ministério da Saúde é que estados e municípios que não cumpriram a meta de vacinar 80% do público alvo continuem com a campanha. A vacina da gripe tem prazo limitado de utilização de seis a 12 meses.

Devem tomar a vacina crianças de seis meses a cinco anos incompletos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e puérperas (que deram à luz em até 45 dias), presos e funcionários do sistema prisional.

Com informações do o povo



domingo, 7 de junho de 2015

Sisu abre inscrições nesta segunda-feira

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada começam nesta segunda (8). Os interessados podem consultar as vagas disponíveis no site do sistema. Esta edição vai oferecer 55.576 vagas em 72 instituições públicas.  Para participar do Sisu, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter zerado a redação. As inscrições estarão abertas até quarta-feira (10).

Na hora da inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. Também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência àquelas reservadas como previsto na Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). As cotas são para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nesta edição do Sisu, pelo menos 37,5% das vagas serão para cotistas.

O resultado será divulgado no dia 15 de junho em uma única chamada, e a matrícula deverá ser feita na instituição de ensino nos dias 19, 22 e 23 de junho. Quem não conseguiu uma vaga na chamada regular pode participar da lista de espera se inscrevendo na página do Sisu, na internet, entre os dias 15 e 26 de junho.


Fonte: Agência Brasil